Técnicas Fora de Estrada

Curso Técnica Fora de Estrada 



Agora em Novembro será realizado o Curso de Técnica Fora de Estrada, voltado para proprietários de veículos 4×4 e interessados no universo Off Road.
Um curso destinado para os proprietários de veículos 4×4 que querem ingressar ou se aprimorar no universo Off Road (Fora-de-estrada) e para aqueles que se interessam neste segmento e queiram se capacitar para a prática do off road.
Este curso tem como objetivo a capacitação dos participantes  nos conhecimentos de técnicas Off Road. Sendo assim, o aluno sai pronto para enfrentar as diversas condições encontradas nas trilhas de todos os níveis e expedições 4×4.
O curso é dividido em dois dias, sendo:
1º dia: Parte Teórica – Neste dia qualquer pessoa pode se inscrever. É passado os conhecimentos através de palestra e videos e também de demonstração do uso dos equipamentos.
2º dia: Parte Prática – Esta parte é voltada somente a proprietários de veículos 4×4 que participaram do primeiro dia, onde é colocado em prática com o veículo do participante as técnicas em trilha que foram aprendidas no curso.
A vantagem deste curso, é que apredemos as técnicas em situação real, já que nossas aulas práticas são realizadas em trilhas da região.Alguns dos temas abordados no curso são:
  • Como funciona a tração 4×4 nos mais diversos veículos
  • Ângulos de entrada e saída e limites do veículo
  • Uso da 4×4, reduzida e bloqueios
  • A escolha correta dos pneus
  • Técnicas para todo o tipo de trilhas e pisos
  • Travessia na água
  • Adaptações
  • Acessórios (faróis, snorkel, entre outros)
  • O que levar na trilha (ferramentas para auto socorro)
  • Equipamentos (cinta, guinchos, Hi-Lift, âncora de solo)
  • Técnicas de resgate
  • Manutenção preventiva e emergencial
  • Noções de Primeiros Socorros
  • Dicas e troca de experiências
  • Meio Ambiente e legislação

Data:  14/11/15 (Teórica) e 15/11/15 (Prática)
INSCRIÇÕES ATÉ 06/11/2015
Programação:
Início no Sábado às 09:30 hs da parte teórica do curso. Almoço das 13:00 hs às 14:00 hs. À tarde a complementação da teoria com a parte prática. Término previsto para as 17:00 hs.
No Domingo se incia às 09:oo hs com a parte prática do curso. Almoço previsto para as 13:00 hs e término às 14:00 hs. Após o almoço teremos a tarde livre, podendo fazer uma outra trilha, a critério dos participantes interessados.
Local: Gonçalves/MG, na sede da Mantiqueira Ecoturismo.
Valores:
1º dia: Parte Teórica = R$ 150 por pessoa (incluso apostila, certificado).
2º dia: Parte Prática (realizada com o veículo do participante) = R$ 200 o carro (incluso o motorista) e + R$ 75 por acompanhantes (incluso almoço). Incluso também  todo o apoio logístico durante as trilhas que iremos realizar e seguro contra acidentes pessoais.
Inscrições: Para reservar sua vaga, é necessário o pagamento de 50% do valor total do curso através de depósito bancário. O restante será acertado no 1º dia do curso, podendo ser acertado no cartão.
Entre em contato conosco e garanta a sua vaga
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Guinchos e suas diferenças:


O guincho é um equipamento instalado na frente do veículo que através de uma força de um motor elétrico ou cardã puxa um cabo de aço devidamente preso em um ponto de apoio, por exemplo uma árvore ou pedra, e arrasta o carro ajudando em caso de atolamento ou perda de tração no piso. 

Existem 3 tipos de guinchos hoje no mercado que basicamente são:

Guincho Elétrico: Modelo mais comum entre os guinchos, funciona através de um motor elétrico, onde capta a energia diretamente da bateria do veículo. Seu acionamento é realizado através de um controle conectado diretamente no guincho ou sem fio. Possui basicamente 2 comandos, sendo um para soltar o cabo e outro para puxar o cabo. De fácil instalação e manuseio, possível também preço mais acessível que os outros modelos. Sua desvantagem se dá pela limitação de uso dependendo da carga da bateria e a limitação em travessias de água, devido ao seu comando elétrico.



Guincho mecânico: Modelo de guincho que usa a força mecânica do motor e transfere, através de um cardã, para operação do guincho. Seu acionamento se dá por uma alavanca e pelo acionamento da tomada de força. A partir daí seu controle é pelo câmbio do veículo, onde as marchas da frente controlam a velocidade que é puxado o cabo e a marcha ré serve para soltar o cabo. Sua vantagem se deve principalmente à grande força comparada com modelos de igual capacidade de guinchos elétricos e à grande durabilidade. Sua desvantagem se dá pelo alto custo de compra e instalação especializada. Depende também de tomada de força.





Guincho hidráulico: Modelo usado principalmente por plataformas de guinchos para auto socorro, onde servem para colocar um veículo sob a plataforma. Esse modelo possui o acionamento em sistema independente, que aciona por comandos hidráulicos o seu funcionamento. Basicamente possui também a operação de soltar e puxar o cabo. Esse modelo não possui guincho especializado para uso off road e também não possui configuração original para instalar em veículos sem adaptações.




Abaixo é possível ver um guincho mecânico em ação para puxar uma Toyota Bandeirante morro acima, com a ajuda de um âncora de solo:



Cinta de Reboque:

Um dos primeiros equipamentos que podemos adquirir quando inicamos no fora-de-estrada é a cinta de reboque, que serve para tirar um carro caso este fique atolado ou preso, sendo puxado por um outro veículo. Feita de poliéster, normalmente ela tem uma capacidade de arrastar 7 toneladas, puxando qualquer carro sem problemas. Ela é muito mais segura que uma corda que pode romper com muito mais facilidade podendo ocasionar algum acidente.
No mercado existem vários tamanhos, porém quanto maior ela for, é mais fácil achar um piso seco para que o veículo que está puxando tracione melhor. Porém deve-se ter alguns cuidados na hora de usar. Verifique bem o local que irá fixar a cinta. Normalmente os carros possuem uma argola ou um gancho embaixo da lataria que podemos prender a cinta através de uma manilha. Caso haja dois pontos para prender a cinta, escolha apenas um, já que corre o risco de entortar prendendo em dois. Se não houver nenhum ponto para prender, procure o local mais forte embaixo do carro, de preferência no chassis, caso tenha. Não prenda no parachoque ou no protetor no cárter, já que eles podem entortar e até soltar por causa da força. Caso tenha que juntar uma cinta na outra para aumentar a distância, nunca prenda com uma manilha ou coisa parecida, já que ela pode arrebentar e a manilha pode voar em qualquer direção correndo o risco de acertar alguém. Assim com os dois lados da cinta devidamente presos, o carro que irá puxar deve colocar de preferência a 1ª reduzida e o que esta sendo puxado tracionar, para ajudar. Abaixo segue as fotos dos ponto de fixação e da manilha. Ponto de fixação na frente:
Ponto de fixação atrás:
Manilha:


Macaco Hi Lift:

O macaco Hi-Lift é uma ferramenta de inúmeras funções, mas a mais útil é poder levantar o veículo acima de 1 metro do solo. Com capacidade para erguer até 3 toneladas é muito útil quando precisamos calçar algum pneu ou tirar o carro de algum buraco. Além disso ele pode ajudar a destombar o carro, caso isso ocorra e serve também como um guincho manual através de algumas adaptções com cabo de aço e corrente. Aqui apresentamos um vídeo onde podemos ter uma idéia de como levantar um carro com ele.



O que levar para a trilha - ferramentas:

Quando vamos fazer alguma trilha, precisamos considerar que podemos enfrentar qualquer situação, desde uma árvore caída à um buraco enorme no meio da estrada. Para isso, há várias ferramentas que podem nos salvar de apuros. Aqui vou dar algumas dicas do que levar quando vamos para uma trilha e vai como exemplo tudo aquilo que levo sempre, independente da trilha que vou fazer:- enxada- enxadão- facão- pá- macaco Hi-Lift- patesca- cinta de reboque- manilhas- cordas- luvas - cabo de aço- jacaré para carregar bateria- alguns metros de arame- caixa de ferramenta (chaves combinadas, chaves de fenda e philipis, alicate, fita isolante, chaves torx e allen, durepox, silver tape, martelo, estilete, kit remendo para pneus, etc) Como experiência pessoal, fui colocando no carro aquilo que precisei em alguma trilha que fiz. Ou seja, se algum dia precisei de uma pá, ela não saiu mais do carro. Confesso que usei quase todos os espaços que tinha e ainda mais em um carro sem porta malas!


Quando utilizar a reduzida:

A reduzida é uma opção a mais que a marioria dos veículos 4x4 tem para transpor obstáculos sem sobrecarregar outros sitemas, como embreagem e freios. Ao acionar a reduzida, podendo ser por botão ou alavanca, as marchas passam a funcionar através de engrenagens reduzidas, que aumentam em quase o dobro a força do veículo. Assim, você passa a usar as marchas quase que exclusivamente para muita força e pouca velocidade, inclusive a marcha ré. A reduzida também é de extrema importância quando precisamos da ajuda do freio motor em baixa velocidade, como em caso de descida muito íngreme e/ou escorregadia. Em caso de descida com barro ou com piso liso, descemos em 1ª reduzida e deixando só o freio motor segurar o carro, já que se pisarmos no freio as rodas vão travar e o carro perderá toda tração e assim seremos somente passageiros com o carro deslizando descida abaixo! Um outro caso é quando precisamos atravessar um atoleiro e precisamos tanto de força quanto de velocidade, assim colocamos uma 2ª reduzida ou uma areia grossa onde precisamos de mais velocidade e daí podemos ir de 3ª reduzida, etc. Para cada caso um caso, e daí só experimentando e vendo que marcha é melhor para cada situação. O importante é lembrarmos da reduzida sempre antes de atravessar um obstáculo, já que, em muitos casos é ela que vai nos salvar de algum aperto. Abaixo, segue um vídeo com o exemplo de uso da marcha reduzida em tentativas de subir uma trilha com muito barro e pedras:



Utilização da âncora de solo:

Um dos equipamentos indispensáveis para quem pretende fazer trilhas sozinho ou com um maior grau de dificuldade é o guincho. O guincho é um equipamento instalado na frente do veículo que através de uma força de um motor elétrico ou cardã puxa um cabo de aço devidamente preso em um ponto de apoio, por exemplo ávore ou pedra, e arrasta o carro ajudando em caso de atolamento ou perda de tração no piso. Porém, há lugares que não existem pontos de apoio forte suficiente para aguantar o peso do carro e nem um outro veículo onde podemos ancorar. Para isso existe no mercado equipamentos como a âncora de solo que serve para prender o cabo do guincho e se enterrar no chão, dando resistência suficiente para se manter fixa enquanto o guincho arrasta o carro. No vídeo abaixo é possível observar a utilização desses dois equipamentos, o guincho e a âncora de solo.




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