sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O novo Diesel S50


A pouco tempo disponível nos postos de combustível do Brasil, o novo Diesel S50 ainda gera muitas dúvidas na hora de abastecer. 
Pesquisando sobre o assunto,
encontrei mais dúvidas do que respostas sobre esse novo combustível. Sendo assim, resolvi testá-lo com meu próprio carro e ver as diferenças,e dessa forma,  
responder as dúvidas, as quais não encontrei respostas antes. 
Bom, primeiramente, devemos entender porque esse diesel foi lançado no mercado e porque tanta repercussão na mídia
e entre os usuários. Antes do S50, existia no Brasil somente dois tipos de diesel: O S1800 e o S500. A letra (S) significa quantas partes de Enxofre existem por 
milhão de cada combustível. Sendo assim, quanto menor o número, menos enxofre há e mais limpo é o combustível. O enxofre é extremamente poluente e o principal motivo 
do motor a diesel ser o mais poluente entre os motores automotivos. Além disso, o enxofre, por não queimar completamente na combustão, acumula-se nos cilindros, podendo 
prejudicar o bom funcionamento do motor a longo prazo. O diesel S1800, de cor roxa,  só é vendido em regiões mais isoladas e principalmente em estradas. Já em cidades e próximos 
aos grande centros, o diesel S500, antes de cor amarela agora de cor vermelha, chamado de diesel metropolitano, é o diesel que é permitido vender dentro de cidades e rodovias próximas às metrópoles.
Em comparação, na Europa, existe um maior rigor para diminuir a poluição dos motores a diesel, portanto existem somente o diesel S50 e o S10. Este último será lançado em 2013 no Brasil. Portanto 
só falaremos do S50 por enquanto. Bom, mais esclarecidos, vamos para o teste que realizei. Resolvi fazer uma viagem de Gonçalves-Mg até Florianópolis-SC, somente utilizando o S50.
O carro que utilizei foi uma Pajero Super Select ano 92, com motor 2.5, recém retificado com turbo e intercooler. Antes da viagem eu só utilizava o diesel S500 aditivado, onde
eu fazia uma média 8,5 km/l na estrada, mas já cheguei a medir 8,8 km/l em alguns trechos, mas foi a máxima. Nessa viagem até Florianópolis, percorremos 2.250 km no total da viagem, ida e volta.
A média que fiz com o S50 foi de 9 km/l na estrada e máxima que registrei foi de 9,7 km/l. Na média, tive uma economia de combustível 5,8%. Já preço do S50 é de 5,8% a mais que o S500. Ou seja, 
no meu teste, empatou a economia no consumo com o gasto do combustível a mais. Percebi também, a diminuição no nível da fumaça, principalmente na partida a frio. Bom na minha conclusão,
eu aprovo o S50, porque não só é mais econômico, diminuindo as idas no posto, como é mais limpo, preservando o motor por mais tempo e principalmente porque é o menos poluente, 
diminuindo a emissão de enxofre na atmosfera e a poluição causada por nossos motores a diesel.
    
   

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