quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Técnica fora-de-estrada: Cinta de Reboque

Um dos primeiros equipamentos que podemos adquirir quando inicamos no fora-de-estrada é a cinta de reboque, que serve para tirar um carro caso este fique atolado ou preso, sendo puxado por um outro veículo. Feita de poliéster, normalmente ela tem uma capacidade de arrastar 7 toneladas, puxando qualquer carro sem problemas. Ela é muito mais segura que uma corda que pode romper com muito mais facilidade podendo ocasionar algum acidente.
No mercado existem vários tamanhos, porém quanto maior ela for, é mais fácil achar um piso seco para que o veículo que está puxando tracione melhor. Porém deve-se ter alguns cuidados na hora de usar. Verifique bem o local que irá fixar a cinta. Normalmente os carros possuem uma argola ou um gancho embaixo da lataria que podemos prender a cinta através de uma manilha. Caso haja dois pontos para prender a cinta, escolha apenas um, já que corre o risco de entortar prendendo em dois. Se não houver nenhum ponto para prender, procure o local mais forte embaixo do carro, de preferência no chassis, caso tenha. Não prenda no parachoque ou no protetor no cárter, já que eles podem entortar e até soltar por causa da força. Caso tenha que juntar uma cinta na outra para aumentar a distância, nunca prenda com uma manilha ou coisa parecida, já que ela pode arrebentar e a manilha pode voar em qualquer direção correndo o risco de acertar alguém. Assim com os dois lados da cinta devidamente presos, o carro que irá puxar deve colocar de preferência a 1ª reduzida e o que esta sendo puxado tracionar, para ajudar. Abaixo segue as fotos dos ponto de fixação e da manilha. Ponto de fixação na frente:
Ponto de fixação atrás:
Manilha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário